Aprovados novos valores para Contratos de Rateios em 2022!

Assembleia Geral do Consórcio se reune e delibera sobre assuntos impostantes.

#Audiência POR BRITO JUNIOR 16 DE FEVEREIRO DE 2022

Assembleia Geral do Consórcio COMARES Cariri se reúne e delibera sobre assuntos importantes.

No último dia 30 de Novembro, reunidos em Assembleia Geral do Consórcio Público COMARES Cariri, os Prefeitos de oito dos dez munuicípios Consorciados, se reuniram em Assembleia Geral para discussão de importantes assuntos de interesse de toda a população do Cariri.

Inicialmente, foi aprovado o novo valor de Contrato de Rateio do Consórcio para o exercício 2022. Cada Município, por meio de Parceria com o Governo do Estado do Ceará, pela Secretaria de Meio Ambiente, irá repassar ao Consórcio Público o valor anual de 360 mil reais, sendo repasse de 30 mil mês a mês, valores que irão dar início as obras de execução das Centrais Municipais de Resíduos, importantes estruturas para a concretização do Plano de Coletas Seletivas Múltiplas - Bacia do Salgado, na Região do Cariri. Com o consorciamento, todos os Municípios alcaçaram pontuação máxima, o que garante que esses recursos não saiam dos orçamentos próprios dos Municípios, mas venham de retorno por alcance de metas através de parcela retornável do ICMS (Até 2%). É uma política implantada desde 2007 pelo Governo do Estado do Ceará, mas que somente nessa oportunidade todos os Municípios do Consórcio COMARES Cariri, alcançam igualitariamente, motivo de muita comemoração para o Consórico.

Ao mesmo tempo, também se aprovou o Início de Consulta Pública para a Estruturação de Concessão da Gestão de Resíduos Sólidos, através de contrato com a Secretaria de Parcerias e Desestatização do Governo Federal e intermédio da Secretária das Cidades do Governo do Estado do Ceará. O projeto, paralelo a construção das estruturas das CMRs (Centrais Municipais de Resíduos), é peça chave para a meta de encerramento dos lixões no médio prazo, e prevê investimentos, durante o prazo da concessão, superiores a 1 bilhão de reais, entre implantação e operacão de toda essa logística.

Com certeza, o ano de 2022, será um ano de muitas alegrias para todos os Municípios quanto a meta de encerramento dos lixões, afirmam os Prefeitos reunidos.

Cariri, aos 30 de Novembro de 2021.