COMARES Cariri realiza Leilão Histório!

Aconteceu na Bolsa de Valores de São Paulo/SP Leilão histórico para a Região Metropolitana do Cariri.

img
#Audiência POR BRITO JUNIOR 15 DE DEZEMBRO DE 2022

O Consórcio COMARES Cariri, rerpesentado pelo Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil e demais Prefeitos dos Municípios Consorciados, realizou, nesta quinta-feira, 15, em São Paulo, Leilão histórico na Bolsa de Valores, B3, voltado a Concessão dos serviços públicos de manejo de resíduos sólidos na Região Metropolitana do Cariri.

Os demais municípios que fazem parte do consórcio estiveram presentes por seus representantes: Altaneira através do Prefeito Dariomar, Barbalha por seu Prefeito Guilherme Saraiva, Jardim por seu Prefeito Aniziário Costa, Santana do Cariri se fez representar pelo Prefeito Samuel Cidade, Farias Brito enviou o Chefe de Gabinete Emanuel Pinheiro. Caririaçu, Nova Olinda e Missão Velha também estão envolvidos na Estruturação. Juazeiro do Norte, Município Consorciado, ainda não definiu como atuará para ingresso ao Projeto, apesar da indicação do Executivo que estarão caminhando em conjunto. Pelo Projeto, o prazo de concessão dos serviços será de 30 anos e beneficiará, inicialmente, mais de 350 mil pessoas, com valor aproximado de mais R$ 810 milhões em investimento, podendo chegar a quase um milhão de caririenses ao longo da Estruturação. O leilão realizado teve como critério o de oferta menor valor das tarifa proposto.

O Presidente do Consórcio, Zé Ailton, juntamente com os demais Prefeitos bateram o martelo quando do anúncio do menor valor proposto. Estiveram também na Cerimônia os representantes do Governo do Estado do Ceará, Secretário das Cidades, Marques Cals, com seu Secretário Executivo Weber Araújo, e o Secretário do Planejamento e Gestão, Ronaldo Borges. Ainda no Leião, estavam o Secretário Nacional do Saneamento do Governo Federal, Pedro Maranhão, os Vice-Presidentes de Governo e do Agente Operador da Caixa Econômica, respectivamente, Tatiana Oliveira e Edilson Vianna, O Diretor da SPPI - Secretaria de Fomento e Apoio a Parcerias de entes Federativos do Ministério da Economia, Manoel Renato, e o Secretário de Fomento e Parcerias do Ministério do Desenvolvimento Regional, Fernando Machado.

Zé Ailton, em seu pronunciamento, juntamente com os demais Prefeitos dos em fala, aradeceu a parceria da Secretaria das Cidades do Ceará, bem como da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado, destacando a excelente relação com o Ex-Governador Camilo Santana, hoje Senador eleito, e a atenção recebida pela Governadora do Estado, Izolda Cela, sem a qual as ações até aqui não teriam acontecido. Agradeu especialmente a Caixa Econômica, ao Ministério da Economia, destacou a presença de seu vice-Prefeito, André Barreto presente ao evento, e todos os secretários e técnicos da administração pública presentes no leilão. Ainda enalteceu a parceria internacional, através da SPPI com a Agência Francesa de Desencolvimento e a Expertise France, em nome de sua representante Carole Devidal, que muito contribuíram para a conclusão dos Projetos e desenvolvimento da Estruturação.

Para o Presidente, "Esse é um momento importantíssimo para o Cariri. detaco que o consórcio Comares foi fundado há mais de 15 anos, e não tinha evoluído ao longo da sua história como deveria. Nos últimos dois anos, já com os novos prefeitos e toda o apoio, conseguimos junto à Secretaria das Cidades e demais parceiros, formatar, reativar o consórcio e retomar um trabalho árduo, difícil, mas de várias mãos e hoje chegamos a esse importante momento de realização", disse ele.

"Grande passo para o Cariri"

O Presidente, Prefeito Zé Ailton Brasil, classifica esse momento da conquista da Concessão dos serviços públicos de manejo dos resíduos sólidos do COMARES Cariri, como um grande passo para toda a região, já que a população não aguenta mais conviver com terríveis lixões, bem como com o atraso que é a não realização da coleta seletiva, a falta de uma triagem qualificada, que faça com que consigamos melhorar o Desenvolvimento da região, além do grave e consequente dano ambiental que se multiplica ano a ano. "Precisamos melhorar os dados ambientais de nossa região para assim contribuirmos efetivamente com a preservação do meio ambiente em nome das futuras gerações", destacou Zé Ailton.

A conquista representa uma luta de quase duas décadas para as cidades do Cariri e que avançou muito nos últimos anos, vindo a culminar com várias conquistas, em especial no processo de capacitação, onde destaco a realização de visita técnica à França, para a compreensão da realidade de capacidade técnica do setor e da geração de negócios, sendo o consócio COMARES Cariri um dos convidados a participar da comitiva à Europa, também a realização do presente leilão, que deve consagrar o incício de parceria forte com o setor privado para as conquistas e bons resultados. A experiência garante uma visão mais abrangente e moderna do processamento dos resíduos em suas diversas etapas, além do gerenciamento.

O projeto, que foi estruturado pela CAIXA, com recursos do Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e Parceria Público-Privada - PPP (FEP CAIXA), prevê a implantação, operação e manutenção da Central de Tratamento de Resíduos Regionalizada (CTR), das Estações de Transferência de Resíduos (ETRs), de nove galpões de triagem manual de materiais recicláveis e de outras nove unidades de tratamento de resíduos orgânicos nas Centrais Municipais de Resíduos (CMRs).

Foi destacado ainda agradecimento especial e etusiasmado a todos os Técnicos Municipais que acompanham de longe o Projeto, ao Secretário Executivo do Consórcio, Brito junior, e ao Gerente da Caixa Econômica responsável pela Gerência do Projeto, Miquéias Castro, ambos presentes ao evento.

https://www.youtube.com/watch?v=U47z-t-B2FY

Vídeo institucional do Projeto "Cariri Mais Limpo"
Vídeo institucional do Projeto "Cariri Mais Limpo" do Consórcio Intermunicipal Público para a Gestão de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana do Cariri - COMARES Cariri.
Vídeo institucional do Projeto "Cariri Mais Limpo" do Consórcio Intermunicipal Público para a Gestão de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana do Cariri - COMARES Cariri.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito