CARIRIAÇU

Dados do município/localização
Fundação: 18/08/1876
Emancipação Política:
Gentílico: CARIRIAÇUENSE
Unidade Federatíva: CE
Mesoregião: SUL CEARENSE
Microregião: CARIRIAÇU
Origem

Caririaçu é um município brasileiro do estado do Ceará. Localiza-se na Microrregião de Caririaçu, integrante da Região Metropolitana do Cariri, mesorregião do Sul Cearense. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística sua população estimada para 2018 foi de 27.095 habitantes.

É ainda a terra natal do famoso comerciante cearense Seu Lunga e do jurista e escritor Raimundo de Oliveira Borges.

História

As terras da serra de São Pedro eram habitadas pelos índios Kariri, Guari,[6][7] antes da chegada das entradas no interior brasileiro durante o século XVII. Os integrantes das entradas, militares e religiosos, mantiveram os primeiros contatos com os nativos, estudaram todas a região dos Cariai, catequizaram os indígenas e os agruparam em aldeiamentos ou missões. Os resultados destes contatos e descobrimentos desencadearam notícias que na região tinha ouro em abundância e em seguida desencadeou-se uma verdadeira corrida para os sertões brasileiros, onde famílias oriundas de Portugal, sonhando com as riquezas de terras inexploradas e com a esperança de encontrar o minério, que as levariam a aumentar o seu patrimônio material, além de aumentar o seu prestigio pessoal com a corte portuguesa.

A busca do metal precioso, nas ribanceiras do Rio Salgado, trouxe para a região do Sertão do Cariri, a colonização e com consequência a doação de sesmarias, o que permitiu o surgimento de lugarejos e vilas.

Ao redor da capelas de: São Francisco, São Pedro e Nossa Senhora do Carmo, criadas a partir do século XIX, surgiu o núcleo urbano que hoje chama-se Caririaçu.

Os primeiros habitantes da serra podem ter sido José Joaquim de Santana ou Miguel Cavalcante Campo, de acordo com depoimento do historiador Irineu Nogueira Pinheiro.[

Cultura

O topônimo Caririaçu vem do Tupi Cariri ou Kiriri (calado, taciturno) e Assú ou Açú ou (sufixo aumentativo), uma composição que significa Caladão. Sua denominação original era São José. Em agosto de 1876, foi elevado a categoria de vila com o nome "Serra de São Pedro", depois São Pedro do Crato (alusão à cidade mãe), São Pedro do Cariri, e desde 1943, Caririassú e por fim Caririaçu.[

Dados de características geográficas
Área: 623,82
População estimada: 26393
Densidade: 42,30
Altitude: 713
Clima: TROPICAL QUENTE SUBÚMIDO
Fuso Horário: HORÁRIO DE BRASÍLIA
Distância para a capital: 503,00

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito